Sobre a Revista
A Revista Congresso de Educação, editada pela Unidade Universitária de Iporá, destina-se a publicação de estudos científicos de pesquisadores, docentes do Ensino Fundamental e Médio, bem como estudantes dos cursos de licenciatura da região do Oeste Goiano, para discutir e compartilhar conhecimentos e experiências que abordem a educação, a diversidade e a democracia.
Realizado desde 2011, o primeiro Congresso de Educação, Seminário de Estágio e Encontro do PIBID (COSEMP) buscou alinhar esforços anteriores para criar um evento de abrangência regional. O COSEMP foi concebido a partir da colaboração dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Iporá, com o objetivo de destacar os desafios comuns enfrentados pelos cursos de licenciatura da região, sem renunciar às suas especificidades. Essa iniciativa ocorreu em um momento de afirmação e reflexão política e educacional da UEG, Unidade Iporá, em todo o Oeste Goiano. O estágio supervisionado, compartilhado pelos cursos de licenciatura, foi o fio condutor dessa cooperação. Desde então, outras sete edições foram realizadas com base nesse espírito cooperativo. A maioria dos participantes e o público-alvo foram estudantes dos cursos de licenciatura e professores da educação básica do Oeste Goiano. Com certa frequência, os participantes, incluindo palestrantes, vinham de outras partes do país. Na oitava edição, em 2018, o COSEMP conquistou novos parceiros dos cursos de pedagogia da Faculdade de Iporá e do curso de licenciatura em química do Instituto Federal Goiano, Unidade Iporá. A parceria com outras instituições de ensino superior ampliou o alcance e o número de participantes do evento. Além disso, a Coordenação Regional de Educação de Iporá e a Secretaria Municipal de Educação de Iporá também se envolveram na gestão regional, permitindo ampla participação de professores das escolas de todas as regiões. Em todas as edições, os estudantes dos cursos de licenciatura tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências de estágio em simpósios temáticos e participar de minicursos. Da mesma forma, os professores da educação básica tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências. Os trabalhos completos também foram publicados nos anais do evento e em coletâneas de capítulos que sintetizavam suas experiências em sala de aula no estágio supervisionado e no PIBID. Em 2023, o evento se expande com a participação de acadêmicos do curso de Direito.
O propósito do evento se concretiza por meio da divulgação de pesquisas, realização de palestras e debates que visam abordar as questões surgidas das experiências de pesquisa nas áreas das Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Direito.