FUNCIONAMENTO E APRENDIZAGEM:LINGUAGEM, LETRAMENTO E O PORTUGUÊS PARA SURDO NA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIOSUPERVISIONADO
Resumo
Iniciei a elaboração do trabalho para o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, por ser muito importante para mim, A OFICINA de LIBRAS nas escolas campo. Vi que alunos e professoras precisavam conhecer sinais básicos para melhor comunicar com pessoas com surdez, eles tiveram pouco ou nenhum contato com as pessoas com surdez. Portanto tive que preparar uma metodologia adequada para o ensino na oficina, pensou no uso de jogos com o tema “Introdução a LIBRAS (básico)”, fiz bastante uso dos classificadores para alunos aprender mais com o resultado. Ensinar e aprender, seja um conteúdo ou língua, requerem uma posição sobre o que, como e para quê se ensina no caso, na escola. Isso sabe-se a partir dos estudos que esclareceram sobre o assunto e também por meio das interações da proposta pedagógica e educativa da Prática de Ensino. Organizei e adaptei os temas (conteúdos) para garantir os saberes ampliados de todos. Vi que ensinar não é uma tarefa fácil, mas é gratificante, pois promove interação entre o professor e o aluno. Também quero explanar um pouco, sobre a aquisição da linguagem e letramento do sujeito com surdez e as dificuldades enfrentadas no dia a dia em relação à leitura e a escrita da língua portuguesa.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos