MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação da música como facilitadorano ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) em sala de aula. Para isso, faz-senecessário também o desenvolvimento das habilidades (oralidade e compreensão auditiva)além da leitura e escrita, conforme é priorizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). Pode-se dizer que os estudantes de LE são bem sucedidos quando se comunicamefetivamente na língua-alvo. Porém, é perceptível a impaciência dos alunos quando o professorfaz uso apenas do livro didático em sala de aula. Assim, com o objetivo de verificar se a músicaage como agente facilitador de aprendizagem, foram feitos vários estudos, com isso pode-sedizer que o recurso de áudio pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio valiosa noaprendizado de uma LE . A metodologia utilizada para esse artigo foi uma pesquisaquantitativa e interpretação. A partir dessa verificação, pretende-se demonstrar um mododiferente de ensino de inglês por meio da música, pois os dados sugerem que essa metodologiadesperta o interesse dos alunos pelo conteúdo aplicado. Esse estudo aponta a importância de sebuscar novas formas de se ministrar aulas de LI, promovendo reflexões sobre a importância denovas metodologias no ensino de língua inglesa. Este trabalho fundamenta-se em autores comoPaiva, Vilaça, Woyciechowsk que afirmam a música é um método eficaz e pode ser uminstrumento facilitador do ensino aprendizagem, pois é algo universal e agrada todo tipo depúblico e fica a cargo do educador escolher de acordo com a faixa etária da turma letras e comelas desenvolver metodologias que desperte o interesse dos discentes e os estimulem de formaque aprendam e desenvolvam a leitura, a escrita, a pronúncia e compreensão de texto.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos