DANDO ASAS À GEOMETRIA
Resumo
O presente artigo apresenta um trabalho de construção de pipas realizado na Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa, em Iporá-Go, durante o Estágio Supervisionado, ação esta, de caráter obrigatório em cursos de Licenciatura, sendo um fator imprescindível para a formação docente. Este estudo tem como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino. Assim, a partir desta construção, almejamos ensinar a Geometria Plana para os alunos de modo que possam descobrir as formas e as representações geométricas contidas na pipa, com o intuito de tornar mais significativo o ensino da matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. As aulas se deram no contra turno com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a luz da perspectiva Histórico-Cultural, de uma forma a valorizar os conhecimentos espontâneos e o compartilhamento de ideias, acarretando a mediação entre os próprios alunos e alunos-professor, permitindo ainda resolver problemas utilizando os conceitos mais básicos, evitando, desta forma, simplesmente decorar as fórmulas. O trabalho teve como objetivo ainda construir noções matemáticas de geometria, visto que, o conhecimento geométrico é fundamental para a formação integral do indivíduo. Além disso, este trabalho mostra que o processo de ensino e aprendizagem quando trabalhado, por meio da interdisciplinaridade, fazendo uso da construção do conhecimento baseado na realidade sem a fragmentação facilita a apropriação dos alunos do conceito. Conclui-se ainda que aulas de Matemática pautadas nos pilares da Teoria Histórico-Cultural proporcionam aos alunos a construção de saberes e o compartilhamento de ideias, visto que, os conhecimentos prévios dos alunos são levados em consideração durante as aulas.Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos