ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AGORA? CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO 3° ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A FASE DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA-CAMPO

Autores

  • Marco Antonio Pereira Sá
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes

Resumo

Com intuito de compreender as concepções dos estagiários do 3°ano do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, UnU-Iporá, sobre o Estágio Supervisionado, especialmente para a fase de observação, aplicou-se um questionário qualitativo para dez pessoas. Neste sentido, a maioria dos pesquisados apresentaram uma visão prática-teórica sobre o Estágio Supervisionado. Em referência a fase de observação, a mesma vem contribuir com a construção de saberes e da identidade profissional, devido as contradições e, possibilidades que o espaço escolar favorece. A reflexão sobre a prática docente vem possibilitar a autonomia do professor. A fase de observação segundo a visão dos estagiários é considerado como um momento de verificação e vivência da realidade escolar, sendo que a contribuição na construção do docente estaria na obtenção de conhecimento e aprimoramento profissional, experiências, reflexão e criticidade. Apesar disso, indiretamente os mesmos visualizaram a fase de observação como um momento burocrático.

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Publicado

2015-05-26