FORMANDO PROFESSORES: DIZERES, ENTENDERES, DÚVIDAS E ANGÚSTIAS DE ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO INICIAL – O CASO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • José Firmino de Oliveira-Neto
  • Juliane Pereira de Santana Peres

Resumo

A desvalorização da profissão docente está imbricada a mesma historicamente, assim há que se quebrar este ciclo de desvalorização por intermédio de uma formação inicial sólida e concisa. Um dos aspectos que muito contribui para o rompimento deste ciclo é o Estágio Supervisionado (ES), este que é o momento onde os futuros professores relacionam toda a teoria e prática. É através do ES que os licenciandos conseguem se perceber e construir sua identidade como professores. Para tanto objetiva-se neste trabalho entender o perfil dos licenciandos em Ciências Biológicas, turma 2013 da UEG UnU Iporá. Pretende-se ainda compreender seus anseios, dúvidas e medos anteriormente e posteriormente à regência do ES, já mais próximos de serem licenciados em Ciências Biológicas. Para justificar esta pesquisa utiliza-se a colocação de Miranda et al (2011), onde argúem que o entendimento do que perpassa a mente dos licenciandos sobre a profissão que executaram, é uma forma de colaborar com a formação inicial de docentes no Brasil, já que se proporciona um maior entendimento sobre a mesma. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, sendo o objeto de coleta de dados o questionário. Participou da pesquisa um total de 17 discentes. Os discentes pesquisados, mesmo tendo sonhado com outras profissões inicialmente, adentraram ao curso de formação de professores convictos da realidade docente e do que queriam para o seu futuro profissional. Para tanto, neste segmento, o ES foi de suma importância para a constituição da identidade docente de todos os acadêmicos, bem como possibilitou a união entre teoria, aprendida na sala de aula, e a prática, o que levou os discentes a concluírem que desejam permanecer no exercício da profissão para a qual estão sendo formados.

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Publicado

2015-05-26