ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA A PARTIR DA ABORDAGEM COMUNICATIVA
Resumo
este trabalho tem como parte fundamental refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em sala de aula do ensino médio, através da abordagem comunicativa. Os estudos foram baseados nos aspectos teóricos da abordagem comunicativa e a pesquisa na escola campo, durante a minha vivência enquanto estagiária de língua inglesa ii, no ano de 2013. Desenvolvidos a partir dos métodos utilizados pelo professor de língua inglesa durante a prática em sala de aula que é método tradicional (gramática e tradução), contrastando com a abordagem comunicativa. Pretende-se com esse estudo oferecer algumas sugestões para os professores de língua inglesa, como promover materiais e procedimentos que incentivam o aluno a pensar e interagir na língua- alvo, abrindo espaços para que ele aprenda e sistematize conscientemente aspectos escolhidos da nova língua, os materiais comunicativos incentivam o aluno a expressar aquilo que ele deseja ou de que precisa; no que consiste ao processo de uma língua estrangeira, de forma que nós futuros professores possamos ensinar os alunos não só falar sobre a língua inglesa, mas também a falar essa língua fluentemente. Para a realização desse trabalho tive como pontos principais as reflexões do dia a dia do estágio, os estudos bibliográficos e a pesquisa qualitativa, focada na abordagem comunicativa e tradicional. A pesquisa se deve a partir do problema que neste caso foi detectado como ”o que tem levado os professores de língua inglesa a aplicarem de forma escassa a abordagem comunicativa em sala de aula?”; uma vez que eles estão habituados com as aulas tradicionais usando a tradução e a gramática, no qual nos leva a refletir sobre as experiências positivas e negativas dessa duas abordagens. Foi fundamental compreender um pouco das duas distintas abordagens nas quais me pautei para realizar este trabalho, por meio da leitura das obras dos seguintes autores: figueiredo, almeida filho, martinez e mello, e da entrevista realizada com o professor de língua inglesa do ensino médio da escola campo.Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos