COMO TRABALHAR POESIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O objetivo deste estudo é destacar a importância da vivência poética para o aluno, bem como a grande relevância do trabalho com a poesia na escola, tendo em vista a formação do leitor crítico, atuante, construtor de múltiplos significados. No que se refere à formação integral do leitor, ressalta-se a necessidade do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, enfatizando seus usos e funções sociais. Sendo assim, faz-se necessário refletir sobre como a poesia tem sido abordada em sala de aula. Durante a fase de observação e semi-regência no ensino fundamental no 9º ano no Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, na cidade de Iporá, foi possível perceber que quando o professor prepara suas aulas com objetivo, com dinamicidade, com consciência da importância do conteúdo, os alunos se envolvem na aula e o aprendizado acontece de maneira natural e eficaz. Isto mostra que a metodologia de ensino é fundamental para que o aprendizado aconteça.Portanto, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas sobre o estudo e a produção de poesias nas turmas de 9º ano. O questionário abordou perguntas simples e objetivas e através deste percebeu-se assim, que existe uma relação entre gostar e ter dificuldade na compreensão e na escrita de poesias. Por isso, ficou ainda mais evidente que as aulas de poesia devem apresentar propostas enriquecedoras para os alunos, levando estes a entender que a poesia, além de prazerosa é uma fonte inesgotável de descobertas com o mundo e consigo mesmo.Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos