ABORDAGEM TECNOLÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO RECURSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Thainara domiciano silva

Resumo

O presente trabalho tem como foco o ensino-aprendizagem de Matemática com a utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso complementar às aulas expositivas.  Devido à percepção como docente nas aulas de matemática de os alunos enfrentarem dificuldades em resolução de situações-problema e visando minimizar tais dificuldades, será abordado neste trabalho algumas contribuições e obstáculos da utilização das tecnologias no processo de aprendizagem e as estratégias necessárias para o desenvolvimento nas atividades pedagógicas mediadas pelo recurso tecnológico. Desde então o objetivo é investigar com a apresentação do recurso tecnológico (celular) em uma turma de oitavo ano de escola pública se houve um ensino significativo em função da alteração da metodologia no processo de ensino-aprendizagem, observar a troca de conhecimentos entre aluno e professor e analisar a relação aluno-ensino-tecnologia. Para isso será realizado uma abordagem de cunho qualitativo, por meio de um estudo de caso, com observações, sendo a coleta de dados por meio de anotações, vídeos, fotos. Como a escola tem um papel fundamental na formação cidadã do aluno faz-se necessário que esta instituição aproxime o aluno da realidade social. Sendo a tecnologia uma realidade presente e inovadora em todas as áreas da sociedade este trabalho busca relacionar uma sociedade que utiliza de um avançado desenvolvimento tecnológico, a partir disso é importante ressaltar como abordar essa informação que os alunos já possuem para dentro da sala de aula com a utilização de seus próprios celulares para o ensino-aprendizagem, trabalhar a formação para trocas de ideias, como fazer pesquisas, usar a calculadora, para que assim melhore a aprendizagem. Portanto neste artigo a utilização de celulares em sala, deve enriquecer o ambiente educacional para que o aluno sinta prazer de vir à escola e aprender e assim desmistificar a ideia de que Matemática é difícil e descontextualizada.

Publicado

2018-09-24