Corte e costura na aprendizagem em Taquaral de Goiás na educação não-formal
Resumo
Resumo: O presente trabalho propõe analisar a educação fora do contexto escolar, na qual o espaço não-formal é o principal componente a ser abordado, o qual retrata a interação do indivíduo com as experiências no dia-a-dia. Mostramos uma importante atividade que pode ser desenvolvida neste tipo de educação: o curso de corte e costura de lingerie oferecido em Taquaral de Goiás (GO) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O objetivo deste curso é capacitar aprendizes no ingresso ao mercado de trabalho associando a exigência da frequência da educação formal ao aprendizado recebido. Tendo em vista que nas práticas educativas foram utilizados materiais descartados pelas confecções para reutilização na aprendizagem e após o término, os próprios alunos ficavam com as produções e até doava para ONGs. Nisso, os estudos de Maria da Glória Gohn (2010) foram de fundamental importância ao evidenciar a aprendizagem sistematizada em instituições não escolares, englobando diversos setores da sociedade para apropriação de conhecimento; num processo de participação coletiva, para além da instrução do indivíduo, e sim a formação humana. Os resultados encontrados demonstram que os jovens aprendem a manusear as máquinas, fazer modelagens, são incentivados a desenvolver criativamente projetos e novos modelos. Também percebemos que nesse movimento ocorre diálogo entre professor-aprendizes e aprendizes-aprendizes, tão importante para possibilita-los a uma formação técnico-profissional nas diversas situações no mercado de trabalho e para os estudos posteriores.
Palavras-chave: Aprendizagem. Espaço não-formal. SENAI.