CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A DISCALCULIA E SUAS IMPLICAÇÕES
Resumo
O artigo em questão tem como objetivo discutir sobre a discalculia, um transtorno do neurodesenvolvimento específico da aprendizagem de matemática. Apesar da prevalência, ainda é pouco conhecida e frequentemente subdiagnosticada. A discalculia se manifesta de diversas formas, desde dificuldades com conceitos numéricos básicos até problemas com operações matemáticas complexas, resolução de problemas e noções de tempo e espaço. A discalculia pode ter um impacto significativo na vida escolar, profissional e social do indivíduo. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada são essenciais para minimizar suas consequências e promover o desenvolvimento de estratégias de superação. Desse modo, este estudo visa apresentar quais seriam as dificuldades específicas relacionadas à área. Para essa análise, serão abordadas as reflexões Garciá (1998), Bastos (2006) e Novaes (2007), entre outros. Para tanto, será apresentado uma pesquisa bibliográfica sobre a temática buscando em livros e artigos publicados em periódicos científicos relevantes, construindo uma pesquisa de enfoque qualitativo. Destaca-se que a discalculia pode ter um impacto significativo na vida escolar, profissional e social do indivíduo. A discalculia é um transtorno real e de grande impacto na vida das pessoas, daí a importância de ampliar o conhecimento sobre o tema para promover mais informações sobre assunto.
Palavras-chave: Discalculia. Transtorno de Aprendizagem. Aprendizagem Matemática.