UM OLHAR PARA A REALIDADE DA EDUCAÇÃO URBANA E DO CAMPO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores

  • Wyliandriely Almeida
  • Aline Kelen Rodrigues da Silva
  • Nívea Ramos de Sá Lima

Resumo

Pesquisa, realizada na ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA, na disciplina formação, Profissionalização e trabalho Docente na Educação Básica. O trabalho objetiva discutir, dentro da perspectiva freiriana, a formação do professor, afim de discorrer sobre a educação urbana e do campo e suas particularidades. Através deste estudo bibliográfico, refletimos sobre a formação de professores relacionada aos saberes docentes e a práxis apresentada e defendida por Freire (1996); Santos (2013) e Cruz (2022). Espera-se construir um perfil de professor que deve estar preparado para dialogar com diferentes realidades, sabendo trabalhar o conhecimento científico com as experiências vivenciadas pelos sujeitos em cada ambiente. É importante evidenciar os múltiplos saberes culturais permeados pelos alunos do campo e da cidade, para dentro da sala de aula, de forma a contribuir com a mediação do conteúdo curricular, por intermédio de diferentes abordagens didáticas. Concluímos que o professor precisa ter uma visão flexível e sensível para cada realidade.

Palavras chave: Educação; Formação de Professores; Práxis.

Publicado

2024-06-05