A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI NO ENSINO DE GEOMETRIA NO COLÉGIO LYCEU DE GOYAZ
Autores
Laiane Mutiele Silva Moreira
Rodrigo Bastos Daude
Resumo
A presente discussão busca refletir sobre o uso do origami para o ensino de geometria no 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Lyceu de Goyaz da Cidade de Goiás-GO; a partir da experiência na disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática da Unidade Universitária de Goiás/UEG. Apresentamos uma forma diferente e criativa de compreensão das construções geométricas elementares; aplicando ao tema a utilização do origami tanto pelo seu caráter lúdico quanto pela sensação de descoberta que muitas vezes proporciona. Subsidiados por Lorenzato (1995) em que a geometria está em toda parte e por isto Lopes (2005) afirma ser importante dominá-la para integrar o individuo na era moderna. Em Fainguelernt (1995) a Geometria possui um papel fundamental no ensino das atividades mentais e passagens de dados concretos e experimentais para o abstrato. De forma que Ribeiro (2010) concorda que a manipulação do origami ativa os dois lados do cérebro e outros benefícios são origami são o desenvolvimento da inteligência espacial, atenção, paciência, memória e imaginação.