RACIOCÍNIO LÓGICO POR MEIO DE MATERIAL CONCRETO

Autores

  • AMÁBILE JEOVANA NEIRIS MESQUITA Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • LILIAN DE CAMPOS MARINHO
  • RAFAEL JEFERSON OLIVEIRA

Resumo

O presente trabalho faz menção de uma proposta para oficina, tendo como intuito estimular e/ou desenvolver o raciocínio lógico do público atendido, o qual é composto por alunos do Ensino Médio. Inicialmente, serão formadas duplas onde cada uma receberá um tabuleiro e oito botões, sendo quatro vermelhos e quatro azuis. Por meio do Data-Show, serão realizados exemplos de como manusear o tabuleiro a partir da interpretação de algumas frases declarativas que lhes serão apresentadas, desse modo os participantes perceberão que estas podem facilmente ser interpretadas e representadas pela maneira que o botão é colocado no tabuleiro. Após o desenvolvimento dos exemplos, inicia-se a realização dessas atividades pelos próprios alunos com nível crescente de dificuldade. Sabe-se da importância do raciocínio lógico para organizar os pensamentos e assim obter bons resultados no cotidiano assim como para a resolução de problemas matemáticos. A utilização do material concreto proporciona a criatividade, a naturalidade e envolvimento com a aula, o cenário muda e por isso os alunos encaram a proposta de uma nova forma. Portanto, espera-se também com essa oficina, aguçar as capacidades citadas anteriormente.

 

Palavras-chave: Raciocínio lógico. Material concreto. Interpretação

Biografia do Autor

  • AMÁBILE JEOVANA NEIRIS MESQUITA, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professora de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina.

Publicado

2017-11-10