TIC: UM CENÁRIO DIALÓGICO E INVESTIGATIVO NA AULA DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho reflete sobre o estudo de gráficos de funções do 1º e 2º graus, em um ambiente informatizado, por meio de uma abordagem dialógica e investigativa. Alternar os espaços de ensino e aprendizagem pode despertar o interesse nos alunos, promovendo maior envolvimento nas tarefas sugeridas pelo professor. Entende-se que um computador com o software GeoGebra permite fazer construções de gráficos em um tempo consideravelmente menor que em uma sala de aula comum. Nesse sentido, os alunos podem investigar o comportamento do gráfico, por exemplo, analisam o que acontece com o gráfico da função y=ax²+bx+c quando se varia um de seus coeficientes. A partir disso os alunos podem ser convidados a fazer representações de um rosto sorrindo (J) ou triste (L) utilizando o recurso animação do programa e os conceitos aprendidos. A fim de potencializar o diálogo visando a produção de conhecimentos, compreende-se como relevante o trabalho em grupo. Nesse processo, cada grupo realiza as tarefas em seu próprio ritmo; produzem conjecturas sobre o comportamento do gráfico das funções; fazem testes para verificar se as conjecturas estão corretas, aprendendo a analisar seus erros e acertos; e defendem suas ideias com os demais colegas e com o professor.
Palavras-chave: Educação Matemática; TIC; Informática na educação matemática