Leitura e ensino de poesia: algumas reflexões sobre o PIBID/LETRAS

Autores

  • Gustavo Duarte de Oliveira UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Paula Melissa Bruno Araújo UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Sávio Pires de Souza UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Severina Batista Guimarães UEG - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Poesia. Leitura. Lirismo.

Resumo

A poesia é uma ferramenta de conhecimento e de resistência à falta de humanização advinda da sociedade moderna. Pesquisadores, leitores, admiradores achados na fidelidade do lirismo encontram nos versos, vida e, o melhor, respostas para os maiores questionamentos da mente humana, inclusive a sua existência. Segundo Clarice Lispector “a palavra é o domínio sobre o mundo”; e é sobre o domínio da palavra enquanto poesia que este trabalho se oportuniza em detalhar. Num conceito claro, o gênero lírico é caracterizado por suas especialidades, em linhas gerais, como ser a arte de escrever em versos e por meio de uma linguagem que se agrupa a vários fenômenos estilísticos, não só para customizar, mas para tentar abarcar o sentimento por intermédio de palavras. Nessa perspectiva, nosso objetivo ao oferecer um minicurso é proporcionar um momento de formação intelectual e pessoal, pela via do poético, a professores e futuros professores ligados as áreas humanas. Como fundamentação teórica a respeito desse gênero, serão abordados os estudos de Octávio Paz, (1982), Massud Moisés (1999), Maria Severina Batista Guimarães (2013), T.S. Elliot (1972), entre outros. Em acordo ao trabalho, temse também o compartilhamento das experiências das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tanto contribui com a melhoria da qualidade da educação pública, em São Luís de Montes Belos.

Downloads

Publicado

2018-05-24