Juventude e leitura em tempos de internet
Resumo
A leitura como prática social e cultural vem se modificando ao longo do tempo, por isso é preciso pensar nos motivos que geram estas mudanças e quais as consequências disso para a formação dos leitores, especialmente, dos jovens. Assim, se as práticas de leitura estão em permanente transformação, variando com os grupos sociais, as faixas etárias e os gêneros, este movimento está correlacionado ao desenvolvimento dos diferentes agrupamentos sociais, entre estes, a juventude. Daí que o avanço das mídias e o acesso ao mundo virtual têm possibilitado que mais pessoas possam ter contanto com diferentes leituras e isso é uma realidade bem presente entre os jovens. Nesse sentido, estes leitores encontram livros, artigos, notícias e ampliam suas leituras, bem como os gêneros e suportes de leitura, por meio da internet. Pensando nesta realidade, objetivamos com este trabalho discutir sobre a relação do jovem com a leitura a partir do contato dele com a rede, considerando a existência da ideia de uma pouca leitura por parte desta categoria, inclusive, associada à sua contínua conexão com a internet. Procura-se perceber o que os jovens leem neste espaço, já que passa longos períodos conectados, com quais finalidades e a contribuição destas leituras para a ampliação de seus conhecimentos e para sua formação leitora. Para a realização deste trabalho, a metodologia se pautará em estudos de caráter teórico e analítico, destacando a pesquisa bibliográfica e de campo. Através deste percurso, pretende-se discutir e evidenciar que as leituras que os jovens vêm realizando na internet podem contribuir com a sua formação leitora, bem como ampliar seus conhecimentos. Os autores que subsidiam a pesquisa no que tange a história da leitura e formação de leitores são Chartier (1999; 2001), Lajolo; Zilberman (2009), Petit (2009), Silva (2003), Zilberman (2001) e os que tematizam sobre questões juvenis são Abramo (1997), Canezin (2002) e Dayrell; Nilma (2006).