A ESCOLA QUE QUEREMOS: INSTÂNCIA ONDE A PEDAGOGIA SE FAZ PRATICA DOCENTE
Resumo
O texto em tela tem como proposta central discutir as questões relacionadas à escola que queremos, onde a pedagogia se faz pratica docente, tal concepção se direciona nos escritos de Luckesi (1994). Tal prática pedagógica está articulada com a escola como instância mediadora da Pedagogia na pratica docente, pautando-se nas tendências educacionais frente ao autor supramencionado. Neste sentido, a instituição escolar tem importância histórica fundamental para a operacionalização de uma concepção pedagógica que, é tradução de uma concepção filosófica do mundo. Não é pelo fato de essa instituição estar nas mãos do segmento dominante da sociedade há anos, que deixa de ser um benefício a ser estendido a todos. Para qualquer segmento social, é uma instituição da maior importância, tanto para a transmissão quanto para a assimilação do legado cultural da sociedade. Conforme as praticas pedagogias foram se instituindo para atender as necessidades dos diversos momentos da vida da humanidade, a prática pedagógica escolar, ao longo do tempo, foi ganhando conotações diferentes. Cada época histórica, cada grupo humano, fez da escola uma instância, entre outras, de mediação de sua concepção de mundo. Diante disso, a metodologia proposta está pautada em revisão bibliográfica tendo como base os escritos de Cipriano Carlos Luckesi (1994). Diante disto, a demanda por escolas e por escolas de melhor qualidade por parte das camadas populares tem sido constante. Os poderes constituídos não têm dado à escola a atenção que merece. Esse fato já é bastante significativo, em especial, se observarmos que a escola mais sacrificada é a destinada às crianças das camadas populares: a escola pública reduzida em quantidade e em qualidade.
Palavras-chave: Educação, Pedagogia, Prática Docente, Sociedade.