INOVAÇÃO NA METODOLOGIA DE ENSINO DE ZOOLOGIA, ATRAVÉS DO USO DE JOGOS
Resumo
A proposta deste trabalho busca discutir as práticas pedagógicas voltadas a disciplina de Zoologia, levando em consideração novas metodologia para o ensino e aprendizagem da mesma. Neste sentido, optou-se por elaborar uma revisão bibliográfica pautada nos autores D'Ambrósio (1999), Brandão (1982) e Gadotti (2000). As formas metodológicas utilizadas no ensino-aprendizagem deve ser constantemente revisadas. Ensinar Ciências requer trabalhar com termos não utilizados no cotidiano e o jogo, oportuniza ao aluno, a assimilação desses termos, permite a vivência de situações de controle e regras, ensinando conceitos de moral e ética. Para facilitar o ensino, um jogo de tabuleiro foi criado e testado como auxiliar no ensino de zoologia. Este foi utilizado em sala de aula, intermediado pela aplicação de questionários que avaliaram sua eficiência. Teve como público alvo alunos de 6ª série, de uma escola estadual do município de Aracaju (Se). O jogo produziu bons resultados refletidos na melhoria das notas e na maior assimilação dos conteúdos, evidenciando também que as variáveis gênero e idade influenciaram nos resultados.
Palavras-chave: Recurso didático; Educação; Ensino de zoologia; Jogos.