A dificuldade em aprender matemática está associada à falta de uso das tecnologias e mídias?

Autores

  • Daiane Vilela Bueno
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as investigações produzidas nas aulas de Tecnologias e Mídias em Educação Matemática cursada durante o primeiro semestre de 2024 na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. A dificuldade em aprender matemática é uma questão recorrente na Educação, muitas vezes atribuída à falta de integração de tecnologias e mídias no ensino. Problemas iniciais não resolvidos em matemática podem se agravar, especialmente devido à desconexão entre a matemática escolar e a realidade cotidiana dos alunos, além das abordagens tradicionais dos professores que focam pouco na aplicação prática dos conceitos. Tecnologias e mídias como simulações da realidade e jogos educativos tornam o aprendizado mais eficaz e envolvente. Jogos educativos, em particular, ajudam a desenvolver raciocínio lógico e habilidades sociais, como respeito e criatividade, além de promover a autonomia e a criticidade dos alunos. Os fundamentos teóricos apropriados durante as aulas de Tecnologias e Mídias em Educação Matemática levam a crer na importância da investigação e da resolução de problemas no ensino de matemática, além de defenderem o uso de objetos de aprendizagem. Estes últimos são qualquer recurso digital que dê suporte ao ensino. Experiências com jogos dispondo do objeto de aprendizagem Kahoot mostram que atividades interativas podem aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos. Contudo é necessário ter um propósito e uma estratégia bem definida, e não apenas utilizar o objeto de aprendizagem por ele ser atraente. As tecnologias proporcionam um ambiente de aprendizagem dinâmico, contrastando com o ensino passivo e desconectado da realidade dos alunos. Conclui-se que, embora as mídias tecnológicas facilitem o aprendizado, a dificuldade em aprender matemática não se deve exclusivamente à falta de recursos tecnológicos, mas também à necessidade de objetivos claros e metodologias eficazes de ensino que perpassem o envolvimento dos alunos no processo de aprender.

 

Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; tecnologias; mídias; jogos.

Publicado

2024-10-30