A inserção do projeto extensionista do centro de ensino em matemática e seu impacto no ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio
Resumo
As avaliações externas tem assumido centralidade no cenário educacional brasileiro, e para avaliar os concluintes ou egressos da educação básica foi introduzido, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante dessa realidade, surge a necessidade de promover um curso preparatório para vestibulares e ENEM, com o objetivo de contribuir com a comunidade na inserção ao ensino superior. O projeto extensionista “Centro de Ensino em Matemática”, desenvolve-se em parceria com outros professores do curso de matemática da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. É importante salientar que a equipe de monitores desse ano é formada por oito acadêmicos do curso de licenciatura em matemática, a fim de propiciar uma prática investigativa e problematizadora sobre o ensino aprendizagem dos conceitos matemáticos. O desenvolvimento deste projeto tem por finalidade colaborar com alunos da 3ª série do Ensino Médio e egressos da rede pública e privada. A metodologia do projeto firma-se na utilização de apostilas, divididas em sete módulos com os conteúdos mais frequentes no ENEM e vestibulares em geral. Ressalta-se que os monitores colaboram com os alunos na resolução das questões, auxiliando individualmente nas dúvidas que vão surgindo. Destaca-se como resultados, menor dificuldade dos participantes em relação a matemática. Nota-se também que alunos da rede pública apresentam maior dificuldade, por não terem visto muitos dos conteúdos ministrados no projeto, em virtude do esvaziamento curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É necessário ressaltar o elevado interesse e vontade de aprender por parte dos alunos. Em virtude dos fatos mencionados, é possível dizer que está sendo efetivo o trabalho com os alunos participantes, colaborando ainda de forma efetiva na formação docente dos monitores. O Centro de Ensino em Matemática enriquece e ajuda efetivamente na formação acadêmica e profissional, mas claramente na formação humana e cidadã dos participantes.
Palavras-chave: Centro de Ensino em Matemática; Projeto de Extensão; ENEM.