As tecnologias e mídias digitais: uso e desuso por professores de matemática
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar conhecimentos adquiridos nas aulas de Tecnologias e Mídias em Educação Matemática cursada durante o primeiro semestre do ano de 2024 na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. As pesquisas foram realizadas em portais educacionais disponíveis na internet, e as observações feitas durante a realização da primeira etapa de Estágio Supervisionado em escola da Educação Básica. A pouca frequência na utilização das tecnologias e mídias digitais nas aulas deixa de contribuir para o aprendizado dos alunos, assim demonstram as pesquisas que tem como objeto de investigação a utilização de ferramentas digitais na Educação. Objetos de aprendizagem como o Kahoot, Geogebra, turMath podem dinamizar as aulas, especialmente as de matemática. O uso de tecnologias e mídias digitais encontra desafios quando perpassa a falta de conhecimento dos alunos sobre como utilizar os aplicativos, ao difícil acesso a uma internet de qualidade nas escolas e ao fato de que nem todos os alunos tem acesso a uma internet móvel. Esses fatores conduzem o professor a optar em não utilizar objetos de aprendizagem em suas aulas. O que poderia ser feito para melhorar esse cenário perpassa políticas públicas efetivas que garantam o acesso real dos alunos a uma internet de qualidade.
Palavras-chave: Tecnologias e mídias digitais; matemática; educação; aprendizagem.