Estágio supervisionado em uma perspectiva histórico-cultural
Resumo
O estágio supervisionado é um componente que tem por objetivo a efetivação de um processo de ensino e aprendizagem, em que constituem a especificidade de ser professor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo detalhar o Estágio Supervisionado III realizado em forma de monitorias e o desenvolvimento do plano de ensino em uma escola pública estadual de tempo integral durante o primeiro semestre de 2024. É importante destacar, que as monitorias aconteceram semanalmente abrangendo cinco aulas de cinquenta minutos. Além disso, é de suma importância realçar que nesta metodologia realizamos a semirregência auxiliando os alunos de acordo com as atividades propostas pela professora supervisora. Diante do exposto, uma atividade que merece grande destaque, é o desenvolvimento do plano de ensino que aconteceu em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da cidade de Iporá-GO. A pesquisa desenvolveu-se em diversos momentos: no primeiro momento foi feito um estudo bibliográfico sobre o termo Polígonos fundamentado na Teoria histórico-cultural. No segundo momento, após a monitoria desenvolveu-se o plano de ensino, na perspectiva do experimento didático formativo em que as tarefas procuraram apresentar a formação conceitual de polígonos. No terceiro momento, a partir de uma atividade projetada no quadro, os alunos tinham que identificar quais figuras representavam polígonos. No quarto momento foi distribuído uma folha com a atividade para cada aluno e entregue uma cartolina para que em grupo eles separassem as figuras de acordo com a quantidade de lados. No quinto momento, foi desenvolvido uma atividade com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. E por fim, no sexto momento para finalizar o conteúdo em questão, realizamos uma atividade dinâmica com o Origami, construindo assim os polígonos. Conclui-se que os alunos conseguiram compreender o conceito, e que os resultados atingidos superaram as expectativas. Assim, conclui-se que o professor é o alicerce, pois ser professor é muito mais do que exercer uma profissão; é saber das belezas desse ofício, e constantemente estar pronto para evoluir!
Palavras-chave: Polígonos; formação de conceito; teoria histórico-cultural.