Laboratório de ensino de matemática: estratégia para superar desafios e promover a aprendizagem dos estudantes
Resumo
Esta pesquisa está em andamento como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo objetivo é investigar o impacto do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na aprendizagem dos alunos, à luz da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa reflete sobre como o uso do LEM pode superar os desafios no ensino da matemática, tornando a disciplina mais acessível e atrativa para os estudantes. O estudo parte de experiências pessoais adquiridas durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e estágios supervisionados, onde foram observadas as limitações do atual modelo de ensino. Os referencias teóricos da pesquisa apontam para a inserção do aluno como partícipe do seu processo de aprendizagem e o uso de materiais didáticos que contribuem para a apropriação de conceitos matemáticos. O próximo passo da pesquisa será a aplicação de questionários a professores e alunos de escolas públicas em Iporá-Goiás. O TCC está dividido em três capítulos: o primeiro reflete sobre o ensino de matemática e as contribuições de pesquisadores relevantes; o segundo explora estratégias para a promoção da aprendizagem, como o uso de jogos e aulas de reforço e o terceiro analisa o papel do LEM, discutindo como ele pode ser usado de forma eficaz na educação matemática. Nas considerações finais, o trabalho pretende destacar a importância de humanizar o ensino de matemática e sugerir alternativas para melhorar a aprendizagem nesta área fundamental para a formação dos indivíduos a partir das discussões obtidas nas respostas dos questionários e associações aos fundamentos teóricos da pesquisa.
Palavras-chave: Matemática; Ensino e aprendizagem; LEM; Teoria Histórico-Cultural.