Mulheres na matemática: uma perspectiva histórico-cultural da construção da mulher
Resumo
Durante muito tempo as mulheres não possuíam o mesmo acesso que os homens tinham, julgando ser a sua função apenas cuidar do lar, dos filhos e do marido. Precisou de muita luta para que elas conseguissem ter os mesmos direitos que os homens, como por exemplo o direito ao voto que ocorreu no ano de 1932. O presente trabalho se trata de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Matemática, tendo como objetivo analisar através da teoria histórico-cultural a construção e inserção da mulher na matemática. Com isso surgiu o seguinte desafio que também se manifesta como pergunta norteadora: como ocorreu a constituição histórico-cultural da mulher na matemática? O atual trabalho teve como embasamento teórico Souza e Fonseca (2010) e a Teoria Histórico-Cultural fundamentada por Vigotski. A pesquisa é de cunho qualitativo no qual foi aplicado um questionário para as professoras de matemática atuantes na educação básica, visando entender quais os dizeres dessas docentes, o que elas já vivenciaram acerca do preconceito de gênero, quais os desafios enfrentados por serem atuantes em uma área do ensino que é julgada ser função do homem por terem melhor capacidade para desempenhar determinada atribuição. Os resultados mostraram que atualmente ainda ocorre situações de preconceito contra as mulheres, observando também que quase não é estudado na educação básica teoremas matemáticos que foram idealizados por uma mulher. Diante disso, pode-se observar a importância de se trabalhar na escola assuntos como este, para que cada vez mais seja amenizado e ainda aplicar em sala de aula alguns teoremas que foram pensados por mulheres, fortalecendo assim a influência feminina dentro da matemática. Dessa forma, apresentamos a inserção das mulheres na matemática acerca da teoria histórico-cultural, mostrando a importância da colaboração da mesma para a construção dessa ciência considerada tão complexa.
Palavras-chave: Mulheres na matemática; História da matemática; Teoria histórico-cultural.