O ensino de matemática através de jogos virtuais: uma visão do estágio supervisionado
Resumo
O estágio supervisionado é uma peça-chave para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos dos cursos de licenciatura. Em parceria com as escolas de educação básica, o estagiário vivencia o ambiente escolar e desenvolve projetos que visam a aprendizagem dos alunos, preenchendo a lacuna entre conhecimento teórico e a experiência prática. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma síntese das atividades desenvolvidas no estágio 2024/1, das quais se destacam a monitoria e acompanhamento das aulas presenciais com a professora regente da turma e a produção de um plano de ensino para a realização da regência. Nesse sentido, o estágio supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá se desenvolveu no CEPI Osório Raimundo de Lima, nas turmas 3°A e 3°B do Ensino Médio. Diante disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma atividade realizada durante o primeiro semestre letivo do ano de 2024, o jogo online “Kahoot” sobre o conteúdo de análise combinatória, mais especificamente arranjo e combinação. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa fundamentado em Gebran (2009), Alves (2001), Lorenzato (2012) e Moura (2011), os quais defendem que os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e a memorização, contribuindo para a construção da aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo principal da atividade com o Kahoot foi desenvolver com os alunos o conteúdo de arranjo e combinação e a habilidade de resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo diferentes tipos de agrupamento de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo. Como resultado, percebeu-se que o jogo promoveu o interesse e a motivação dos alunos que impulsionou a aprendizagem de forma mais efetiva e duradoura. Ademais, o estágio proporcionou aos futuros professores a articulação entre a teoria e a prática, pois permitiu que as estagiárias conhecessem a estrutura de uma unidade escolar, além de possibilitar a construção de práticas docentes, a partir da observação da sala de aula, adotando uma postura reflexiva sobre a identidade profissional.
Palavras-chave: Jogos; Matemática; Ensino e Aprendizagem; Estágio Supervisionado.