Porcentagem para os alunos do 9º ano do ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre o desenvolvimento do estágio supervisionado, abordando-o como uma das etapas mais importantes na formação dos futuros professores dos cursos de licenciaturas. Realizado em parceria com as escolas da educação básica, o estagiário vivencia a realidade do ambiente escolar e desenvolve projetos que visam a aprendizagem dos alunos. O estágio supervisionado III, ocorreu no decorrer do ano letivo de 2024, na escola campo CEPI-Aplicação (Centro de Ensino em Período Integral de Aplicação). Como estagiárias do curso de Licenciatura em Matemática, atuamos de maneira ativa, realizando monitoria, observação e a regência. Desenvolvemos várias atividades, nas turmas de 6º ao 9º, ministrada pela professora regente, nas quais atuamos em forma de monitoria no decorrer das aulas. Nessa perspectiva, o presente resumo relata as atividades desenvolvidas durante a regência, realizada na turma de 9º ano A, envolvendo o conteúdo de porcentagem. Inicialmente fizemos alguns questionamentos sobre o que os alunos entendiam sobre o conteúdo, e logo em seguida realizamos uma explicação sobre os conceitos, sua origem histórica e sua utilização no cotidiano. Para melhor visualização, utilizamos o objeto educacional disco de frações para representar os percentuais. Com uma proposta de atividades lúdica desenvolvemos o jogo Kahoot, com o objetivo de envolver os alunos e despertar a participação, e encerramos com uma atividade pra avaliar como foi a aprendizagem dos alunos. Como referencial teórico utilizamos Moura (1997) que aborda sobre a importância do lúdico na aprendizagem dos alunos, Araújo; Prado e Damazio (2022) que falam sobre o papel do professor de mediador do conhecimento e não somente de medidor de tal processo. Buscamos também Pimenta e Anastasiou (2014) defendendo que as aulas devem ser realizadas em conjunto, desenvolvendo juntamente com o aluno, para que ele tenha a participação no processo, e possibilite a compreensão, numa ação conjunta de professor e aluno. Polya (2006) promove a ideia de que um dos mais importantes deveres do professor é o de auxiliar os alunos, o que não é fácil, pois exige tempo, prática, dedicação e princípios firmes. Concluímos que aplicação do lúdico no decorrer da elaboração de um conteúdo como utilização de novas metodologias é fundamental para uma aprendizagem significativa. Dispondo de novas técnicas de ensino, para aperfeiçoar os métodos de avaliação, como uma forma de mediar o conhecimento, e com a proposta de atividades com base na resolução de problemas que envolvem esses conceitos matemáticos e sua utilização no cotidiano.
Palavras-chave: estágio supervisionado; atividades práticas; regência.