O aprendizado de matemática por meio de jogos no ensino fundamental no Brasil
Resumo
A matemática é muitas vezes vista como uma disciplina difícil e desinteressante pelos alunos. No entanto, a aplicação de jogos matemáticos pode mudar essa percepção, estimulando o interesse e o desenvolvimento dos estudantes. Estudos demonstram que os jogos são eficazes no desenvolvimento das habilidades matemáticas e na interação social dos alunos. A infância é um período de rápido desenvolvimento, e os jogos podem tornar o aprendizado mais envolvente e prazeroso para as crianças. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar como a inserção de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos, considerando aspectos cognitivos, afetivos e sociais. A pesquisa, ainda em andamento, caracteriza-se como um estudo teórico e bibliográfico, com abordagens qualitativa e quantitativa. A abordagem qualitativa permitiu uma análise compreensiva das ideias e conceitos apresentados pelas fontes, e a abordagem quantitativa observou dados estatísticos já publicados em pesquisas educacionais anteriores. Espera-se comprovar a eficácia dos jogos como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa prevê que o uso de jogos estimule o interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos, promovendo o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a concentração, a criatividade e a autonomia. O uso de jogos no ensino de matemática justifica-se por seu potencial de tornar a aprendizagem mais concreta, envolvente e eficaz, respeitando o ritmo de cada aluno e valorizando o protagonismo infantil no processo de construção do saber.
Palavras-chaves: Jogos pedagógicos; Desenvolvimento cognitivo; Interação social; Raciocínio lógico.