Centro de ensino em matemática: contribuições da matemática escolar na educação de adolescentes

Autores

  • Henrique Ferreira Cipriano
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

O Centro de Ensino em Matemática funciona como um verdadeiro espaço de formação. Ele beneficia tanto os monitores, em processo de aprendizagem docente, quanto os estudantes do ensino médio — matriculados ou egressos — ao oferecer uma experiência enriquecedora de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos. A matemática escolar vai muito além de fórmulas, números, teorias e símbolos, trata-se de uma ciência fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da cognição, especialmente na resolução de problemas. No entanto, essa disciplina costuma ser temida por muitos adolescentes no ensino médio, geralmente em decorrência de uma base conceitual mal estruturada no ensino fundamental. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a forma como a matemática é compreendida e aplicada no processo educacional de alunos do ensino médio. O projeto é voltado para estudantes da terceira série do ensino médio e egressos da educação básica da rede pública e privada, buscando auxiliá-los na superação de dificuldades e na preparação para exames como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares em geral. A metodologia baseia-se na observação do desenvolvimento de módulos com os conteúdos de matemática mais recorrentes nesses processos seletivos. O projeto em questão promove aos monitores a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica ao esclarecer dúvidas e acompanhar os alunos em suas dificuldades, pois prestam apoio individualizado aos alunos, contribuindo para a resolução de questões e esclarecimento de dúvidas. Além disso, a elaboração de um memorial das aulas assistidas servirá como base para futuras pesquisas e reflexões. Como principais resultados, destacam-se: a redução das dificuldades dos participantes em relação à matemática, maior adaptação aos conceitos matemáticos, e melhor compreensão de problemas típicos de vestibulares. Isso tem refletido em uma motivação crescente dos alunos para estudar matemática. Para os futuros professores, é uma oportunidade de vivenciar momentos valiosos de observação, pesquisa e prática docente, desenvolvendo habilidades pedagógicas e postura profissional adequadas ao ambiente escolar. Nesse sentido, a experiência no Centro de Ensino em Matemática revela-se extremamente enriquecedora, tanto para os alunos quanto para os monitores.

Palavras-chave: Centro de Ensino em Matemática; Matemática escolar; Ensino Médio.

Publicado

2025-06-05