Da rádio escolar ao CHATGPT: caminhos da tecnologia na formação crítica
Resumo
O presente estudo apresenta os resultados dos estudos realizados na disciplina “Tecnologia e Mídias em Educação Matemática”, cujo foco principal foi a análise das Inteligências Artificiais (IAs), especialmente as IAs Generativas, com ênfase no ChatGPT, e em seus benefícios e desafios para a educação. A proposta buscou refletir sobre as implicações do uso dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, bem como a necessidade de um uso ético e consciente no ambiente escolar. Durante as aulas, foram analisadas obras de autores de diferentes períodos, possibilitando uma leitura comparativa e crítica sobre o papel das mídias e tecnologias na formação dos estudantes. Ligia Leite (2011), por exemplo, destaca a importância de integrar a tecnologia ao cotidiano escolar por meio de projetos que estimulem a participação criativa dos alunos. Ela defende o uso de mídias como rádios e revistas escolares como ferramentas capazes de influenciar a maneira de pensar e agir dos estudantes, promovendo uma educação mais crítica e engajada. Já na obra “ChatGPT e Educação na Cibercultura” (2024), de Edméa Santos, Alexandre Chargas e João Batista Bottentuit Jr., é evidenciado como as IAs generativas vêm transformando o ambiente escolar, ao ampliar as possibilidades de aprender e ensinar. Com a existência de ferramentas como o ChatGPT, os alunos podem acessar informações e aprofundar seus estudos fora da escola, o que contribui para a autonomia no processo de aprendizagem. No entanto, os autores alertam para o uso responsável dessas tecnologias, destacando a importância da mediação docente. Nesse contexto, o professor assume um papel central, sendo responsável por orientar os estudantes no uso das ferramentas tecnológicas, para que não se tornem dependentes delas e desenvolvam um olhar crítico sobre o mundo. Conclui-se que, apesar de estarem situadas em contextos distintos, ambas as obras reforçam a importância da inclusão das tecnologias na educação, desde que aliadas a práticas pedagógicas reflexivas e éticas.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; ChatGPT; Mediação Docente; Ética digital; Formação crítica.