A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO

Autores

  • Jéssica Luana da Silva Santos
  • Núbia Cristina Santos Lemes

Resumo

Esse artigo é decorrente de leituras sobre a teoria histórico-cultural e o educador matemático para que seja comparado o papel do educador nos dois contextos. É perceptível que o ensino está sem sentido para os alunos e, por vez, até para o professor. Atualmente a disciplina de matemática encontra-se com professores que se preocupam em demonstrar teorias e fórmulas, acreditam ainda que só os alunos inteligentes entendem o conteúdo, contudo essa é uma visão que se deseja por meio deste artigo mudar. Para isso levaremos para a área da educação matemática, a qual interliga a disciplina matemática com diversas outras áreas, enfocando nos assuntos para a área de educação, assim deseja abolir a ideia de que a matemática é para alguns, se tornando deste modo uma disciplina para alcance de todos. Para o educador matemático é indispensável o desempenho do papel de pesquisador, ser insatisfeitos com a educação atual e não medir esforços para mudar a situação atual de nada adianta, nesse artigo busca a proposta de mudança de atitude na função de professor, assim é necessário que haja motivação à pesquisa, a qual a teoria e pratica são indissociáveis. O artigo visa entender conceitos da teoria acima destacada descrita acima e o papel do educador matemático diante desse contexto. Assim, o artigo utiliza-se a abordagem qualitativa, pois trata de uma pesquisa de teor documental, essa também tem por finalidade a aquisição de conhecimentos.

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