UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS: em busca de seu (re) conhecimento

Autores

  • Andrea Kochhann Machado de Moraes Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Wanessa Cristina de Lacerda Lando Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Camila Francisca de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Jessica Nayara Silva Leite Tavares Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Lucas Oliveira Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Sara Machado Moraes Caiçara Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

Resumo

 O projeto de extensão está vinculado a PrE – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás, em parceria com a UnU de São Luis de Montes Belos. A proposta se justifica devido à necessidade da comunidade conhecer de fato o que a Universidade juntamente com a PrE tem realizado, ou seja, a UEG precisa ser conhecida por todos do Estado de Goiás e quiçá outras pessoas que estiverem no Estado, pois, infelizmente ainda muitas pessoas não conhecem a UEG ou reconhecem seu potencial. Assim, como a UEG a PrE precisa ser conhecida e reconhecida como parte fundamental do tripé universitário. Após análises realizadas fora percebida a importância de se discutir sobre a temática, visto que a priori muitos alegam que não conhecem a UEG – Universidade Estadual de Goiás e os trabalhos da PrE – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. A proposta do projeto de extensão por meio de divulgação seja por slides nos Vap Vupt da cidade de Goiânia, seja por pequenas notas em sites e jornais, seja por artigos publicados em revistas, seja em rádios ou outras modalidades de canais de divulgação. Inicialmente foi pensado apenas nos Vap Vupt de Goiânia, mas, hoje pensa-se na expansão. A escolha do tema partiu da realidade de observação de uma das professoras do projeto. Ao se analisar a movimentação do público goianiense nos Vap Vupt percebeu-se que seria um ponto de grande alcance para informações através dos totens, porque enquanto o público aguarda ser chamado para ser atendido, tem sua atenção voltada para os totens. Outra questão é que a UEG pode ainda não ser tão conhecida como deve, por falta de divulgação. Unindo as duas reflexões chegou-se a temática do referido projeto. Buscou-se informações sobre o assunto e foi constatado que não havia nenhum projeto sobre o tema. Então, consolidou-se o desejo de oficializar a ação. A proposta partiu da PrE e como uma das professoras responsáveis é docente da UnU de São Luís de Montes Belos, e trabalha com a disciplina de Mídias e Educação, no Curso de Pedagogia, além de ser membro do CIEXT- Comitê Institucional de Extensão, fora feito o convite e a mesma aceitou. A relevância maior dessa proposta se faz pela conscientização por parte, inicialmente das professoras orientadoras dessa ação e dos acadêmicos envolvidos e posteriormente de todos os que tiverem contato a divulgação. Conhecer a UEG e os trabalhos da PrE se torna relevante para a comunidade goiana e acadêmica. A avaliação do projeto será feita com a produção de um artigo científico para a divulgação da ação, e assim pretendemos efetivar o tripé da Universidade: ensino-pesquisa-extensão, sabendo-se que, o principio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão são fundamentais no fazer acadêmico, sendo assim, a relação entre ensino e a extensão conduz as mudanças no processo pedagógico, pois alunos e professores constituem-se em sujeitos do ato de aprender. Ao mesmo tempo em que a extensão possibilita a democratização do saber acadêmico, por meio dela, este saber retorna à universidade, testado e reelaborado. É intenção despertar nas pessoas o desejo de conhecer e querer participar dessa Instituição que oferece ensino público e de qualidade em Goiás e de tamanha importância.

 

Palavras-chave: aprendizagem significativa, mapas conceituais, subsunçores

Biografia do Autor

  • Andrea Kochhann Machado de Moraes, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Docente – UEG. Mestre em Educação. Pedagoga. Gerente de Extensão

  • Wanessa Cristina de Lacerda Lando, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Docente – UEG. Mestre em Educação. Pedagoga. Gerente de Extensão
  • Camila Francisca de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmica do Curso de Pedagogia

  • Jessica Nayara Silva Leite Tavares, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmica do Curso de Pedagogia

  • Lucas Oliveira Silva, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmico do Curso de Zootecnia 

  • Sara Machado Moraes Caiçara, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmico do Curso de Zootecnia 

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Publicado

2014-07-04