O SENTIDO DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURAS E INDAGAÇÕES
Resumo
A formação docente tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, como Ged Guimarães, Ildeu Côelho, Mrilena Chauí, Theodor Adorno, dentre outros, que se dedicam a investigar e a compreender as questões constitutivas dessa questão, uma formação que se distancia cada vez mais do processo de humanização e emancipação do homem. O projeto de pesquisa "O sentido da filosofia na formação docente: leituras e indagações" tem investigado, a partir de um amplo referencial teórico, o sentido da filosofia na compreensão e no enfrentamento da formação decente marcada por crescente processo de desumanização. Os estudos realizados até o momento expressam o esforço no sentido de realizarem uma leitura rigorosa de concepções fundamentais para melhor compreensão e aprofundamento do tema investigado. Dentre as concepções destacamos as de "educação", "formação", "racionalidade instrumental" e "filosofia", entendendo-as indissociáveis e necessárias no processo de investigação do tema. A revisão dessas e de outras concepções tem sido pautadas em autores como Aristóteles, Antunes, Chauí, Gramsci, Horkheimer, Marrou, Platão, além dos autores anteriormente citados que nos ajudam a compreender a complexidade constitutiva do campo da Educação e da formação o que, no nosso entendimento, evidencia a relevância da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa teórica, articulada recentemente ao projeto de doutorado desenvolvido pela coordenadora da pesquisa professora Simone de Magalhães Vieira Barcelos. Além de investigar o sentido da filosofia na formação docente, o projeto tem outros objetivos, como por exemplo: promover o debate e criação de espaços de estudo e de discussão acerca da temática investigada, organizar e participar de eventos científicos que propiciem a verticalização e aprofundamento do tema a partir de diferentes enfoques teóricos, estimular e fortalecer a cultura acadêmica no que diz respeito à participação efetiva de estudantes em projetos de pesquisa, em grupos de estudos e eventos científicos dentro e fora da UEG e contribuir propositivamente na formação das estudantes participantes do projeto. A materialização do projeto, entendida por nós como resultados parciais, tem sido construída principalmente no interior do Grupo de Estudos organizado pela coordenação do projeto onde são realizadas discussões das leituras selecionadas sobre a temática, a organização de eventos científicos que propiciem o debate acerca da formação docente no âmbito dos cursos de Pedagogia e de Letras da Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos. A divulgação de resultados parciais do projeto tem acontecido de modo significativo e a interlocução com diferentes instituições de ensino como a Universidade de São Paulo/USP, a Universidade Federal de Goiás/UFG e a participação em eventos científicos como o EDIPE, o SEREX tem sido experiências formativas relevantes para os participantes da pesquisa.
Palavras-chave: processo de desumanização, racionalidade instrumental, formação filosófica