LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de mediação de leitura

Autores

  • Ana Lucia Dantas Marquez Universidade Estadual de Goiás
  • Wilma Mendes Rodrigues Rede Estadual de Educação de Goiás
  • Maria Severina Batista Guimarães Universidade Estadual de Goiás
  • Juliana de Almeida Cruvinel Bittencourt Universidade Estadual de Goiás
  • Clélia Aparecida da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Flavia Mendes de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Gabriela Gonçalves dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Geovana Costa Siqueira Universidade Estadual de Goiás
  • Sávio Pires de Souza Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Leitura de contos. Letramento literário. Mediação de leitura.

Resumo

O início de um novo milênio prescinde um pensar e um fazer diferentes, contextualizados às exigências do processo histórico atual. Daí a importância fundamental do papel da educação. Chegamos historicamente a um crucial e decisivo momento, em que se faz necessária uma mudança profunda em toda a ordem de valores, princípios, ações. Mudanças de métodos, teorias, práticas; é o que entendemos por mudança de paradigma: na construção de outra história (Kuhn, 1962). Assim vimos que é urgente transformar a forma de ver, fazer a educação, analisar com profundidade a função da escola dentro de um contexto mais amplo. Questionar as limitações do educador, do educando. Coletar dados, diagnosticar fatos, elaborando uma nova proposta mais eficaz para a condução de uma educação coerente, que consiga articular de forma assertiva, a busca das respostas para questões cruciais e decisivas, frente às exigências individuais e sociais impostas por esta nova realidade que ora se desencadeia. Rubens Alves (1987) afirma que talvez não seja necessário e nem possível formar o educador. É necessário acordá-lo. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tem contribuído para que universitários assumam uma nova prática de ação pedagógica que tenha efetiva coerência com o discurso transformador. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cumpre seus objetivos, viabilizando a formação de futuros professores, em diversas áreas de atuação, contribuindo para articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. No Colégio Estadual São Sebastião, situado em São Luís de Montes Belos - Goiás, 150  alunos do Ensino Fundamental, período integral e  160 alunos da EJA Educação de Jovens Adultos, ensino Fundamental e Médio, são alcançados pelo subprojeto PIBID: LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de mediação de leitura. Cinco bolsistas do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos, sob a supervisão da Professora Especialista Wilma Mendes Rodrigues, desenvolveram durante o primeiro semestre, 2014 ações que oportunizaram aos alunos vivenciarem experiências com o gênero conto, despertando assim, o gosto pela leitura. Dentre as principais ações realizadas estão: realização de seminários sobre teorias que direcionam práticas docentes, letramento literário, leitura vocalizada de conto; organização e manutenção dos livros literários, reflexão e construção de saberes; pesquisa norteadora que estabeleceu o perfil dos leitores da instituição de ensino; atuação em diferentes departamentos da organização escolar; a aplicação de miniaulas de leitura de contos, estratégias que foram ministradas durante as aulas de Língua Portuguesa. Personalizar os processos, métodos, técnicas de ensinar aos anseios, necessidades, facilidades, dificuldades, ritmos, estilos, desejos, sonhos e utopias de quem aprende. Fundamentar, legitimar o princípio de ter vez e voz é construir o que denominamos de proposta metodológica para a necessidade de mudança de paradigma dos processos educacionais, à luz da construção psicossocial do conhecimento. Portanto, este projeto quer, fundamentalmente, ser um desafio ao comprometimento com a Educação enquanto ação pedagógica compromissada com todas as pessoas, com a escola, com qualidade de vida em sociedade.

 

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Publicado

2015-11-06