LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de mediação de leitura de poesia
Palavras-chave:
Formação de leitores. Letramento literário. Mediação de leitura de poesia.Resumo
A formação de bons leitores depende não só de um professor, mas de uma cadeia em que escola e família se unam nesse incentivo, sobretudo pelo exemplo. Para tanto, é preciso primeiro formar o gosto e uma compreensão mais profunda do texto literário nos estudantes dos cursos de Letras para garantir que os futuros professores sejam comprometidos com a formação de leitores e conscientes da importância do texto literário para a humanização do ser. Compreende-se, segundo Cosson, que: “Aprender a ler é mais do que adquirir uma habilidade, e ser leitor vai além de possuir um hábito ou atividade regular. Aprender a ler e ser leitor são práticas sociais que mediam e transformam as relações humanas” (COSSON, 2006, p. 40). A prática de leituras, em especial de poesia, bem conduzidas será capaz não só de fazer com que o texto atinja a sua plenitude de significação e comunicação, mas de também levar, futuramente, o leitor à condição de ser ele próprio um escritor de bons textos. Nota-se, porém, um desinteresse comum por boas práticas de leitura. Alunos desmotivados, professores pouco preparados, bem como a falta de recursos didáticos que deem conta de tão árdua tarefa são evidentes em muitas escolas espalhadas por nosso país de dimensões continentais. Diante do exposto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cumpre seus objetivos quando viabiliza a formação de futuros professores em diversas áreas de atuação e contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. No Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em São Luís de Montes Belos - Goiás, 886 alunos do Ensino Fundamental (segunda fase) e Médio são alcançados pelo subprojeto PIBID: LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de mediação de leitura de poesia. Os seis bolsistas do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos, sob supervisão da Professora Ms. Marcela Ferreira da Silva Santana desenvolveram durante o primeiro semestre de 2014 ações que oportunizaram aos alunos vivenciarem experiências com o texto poético, formando com isso o gosto pela leitura. Dentre as principais ações realizadas estão: realização de seminários sobre teorias que direcionam as práticas docentes, letramento literário e leitura vocalizada de poesia; organização e manutenção da biblioteca escolar como lugar para leitura, reflexão e construção de saberes; pesquisa norteadora que estabeleceu o perfil dos leitores da instituição de ensino; atuação em diferentes departamentos da organização escolar; e a aplicação de miniaulas de leitura de poesia que foram ministradas durante as aulas de língua portuguesa. Sendo assim, os objetivos propostos pelo subprojeto estão sendo cumpridos e os bolsistas desenvolvem, como futuros professores, habilidades de leitura vocalizada do texto literário, o gosto pela literatura e a leitura do texto literário; adquirirem conhecimentos fundamentais sobre os gêneros, lírico e suas especificidades; contribuem com a escola-campo para uma melhor qualidade do ensino e melhor formação do aluno.