A SIMBOLOGIA DOS CONTOS DE FADAS: RETRATOS DE PERSONALIDADES SIMBÓLICAS REFLETIDAS NA VIDA DAS CRIANÇAS

Autores

  • Vinícius Fagundes dos Santos Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos

Palavras-chave:

Simbologia, Literatura, crianças

Resumo

RESUMO: “Eu quero ser a princesa”. “Se você vai ser a princesa eu quero ser o príncipe.” “Não... eu vou ser a princesa!”  “Eu quero ser a rainha, porque a rainha manda em todo mundo.”  “Mas a princesa é muito mais bonita e fica com o príncipe no final.” Foi em meio a esta discussão que me vi presente e extremamente admirado e desafiado. Como professor de Língua Portuguesa e professor regente de uma sala multisseriada compostos por um 3º, um 4º e um 5º ano do Ensino Fundamental no povoado de Brasilândia, município de São Luis de Montes Belos, interior de Goiás, me vi instigado a refletir sobre o poder que os símbolos fantásticos trazem para a vida das crianças nesta fase do desenvolvimento do processo de leitura, escrita e produção. É necessário compreender que símbolos como: princesas, rainhas, reis, príncipes e bruxas trazem um peso significativo na compreensão de um conto ou de uma histórica contada. O contexto no qual a Escola Municipal Alfredo Nasser está inserida é recheado de causos sertanejos, contos de terror, histórias consideradas lendárias e repassadas culturalmente de pais para filhos e isso é significativamente viável quando queremos desenvolver um projeto de leitura, escrita e análise de símbolos.

Biografia do Autor

  • Vinícius Fagundes dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos
    Professor, Pedagogo, Licenciado em Letras, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência Universitária. Professor de diversos cursos de Pós graduação na área de formação de professores. Atualmente, faz parte do efetivo da Educação de São Luis de Montes Belos.

Downloads

Publicado

2016-11-24