TENDÊNCIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EMANCIPAÇÃO HUMANA: uma análise de suas concepções, sentidos e construções

Autores

  • Natalia Ribeiro Universidade Estadual de Goiás
  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: O presente resumo expandido trabalha com o tema tendência histórico-critica. O problema é “Como a tendência histórico-crítica pode viabilizar a produção intelectual no Ensino Superior e a emancipação?”. Objetivo geral é analisar como a tendência histórico-crítica pode viabilizar a produção intelectual no Ensino Superior e a emancipação. A pesquisa tende ao método Materialismo Histórico Dialético. A metodologia bibliográfica, com revisão de literatura, questionário misto aos coordenadores dos cursos de Pedagogia dos Câmpus da UEG – Universidade Estadual de Goiás e uma entrevista semiestruturada com Saviani. Para Gramsci (1995) o homem precisa ser emancipado. Essa mudança pode ocorrer pela educação emancipadora da tendência histórico-crítica. A tendência histórico-crítica apresenta cinco fases essenciais ao trabalho concreto: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. A tese da pesquisa é que se o professor realizer seu trabalho concreto com base nas fases da tendência histórico-crítica a produção intelectual ocorre e pode viabilizar a emancipação humana.

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Publicado

2016-11-24