O USO DE CONCEITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DIDÁTICA E METODOLOGIA

Autores

  • Jean Carlos Ribeiro de Lima Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados até aqui obtidos, no que se refere ao uso de conceitos no ensino de história no Colégio Estadual Dom Abel, no município de Heitoraí, Goiás. Diante da análise realizada, observamos a necessidade de se trabalhar a aplicação de conceitos em sala de aula, em face da compreensão de que estes precisam ser abordados de maneira mais contextualizada, partindo da concepção dos alunos sobre determinado conceito. Assim, buscaremos analisar os pressupostos apresentados pelo livro didático de história e pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) no que toca a área destinada ao ensino de história, acerca da aplicabilidade e o uso de conceitos dentro da perspectiva da disciplina histórica em si. Vale dizer, que nos propomos a identificar, mediante tal análise, a compreensão acerca do conceito de Cidadania, na perspectiva de alunos, professores e material didático, uma vez que, consideramos importante o papel do ensino de história associado à formação de cidadãos numa perspectiva de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Jean Carlos Ribeiro de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples