OS EFEITOS DA VIOLÊNCIA SEXUAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Autores
Hérika Inocêncio Candido
Universidade Estadual de Goiás
Thais Fernanda Martins
Resumo
Apesar dos seus altos índices de ocorrência, a violência sexual ainda é um assunto pouco discutido. Talvez pela tentativa de silenciar este ato, que perante a sociedade, tende a segregar e excluir suas vítimas, talvez pela falta de preparo para encarar assuntos de grande complexidade como a violência sexual. O presente estudo buscará entender as possíveis sequelas que o abuso sexual em crianças pode causar, refletindo-se no seu com comportamento em sala de aula e no seu processo de aprendizagem. Analisar o que vem a ser considerado por abuso sexual e suas formas de manifestação, compreender os efeitos que a criança vítima de abuso sexual pode apresentar no seu processo de aprendizagem, produzir conhecimentos acerca dos efeitos de abuso sexual em crianças, em especial no campo da aprendizagem, contribuir com os avanços da pesquisa neste campo, contribuir com a elaboração das políticas na área da infância e com o fortalecimento dos Sistemas de Garantia de Direitos. Para tal a pesquisa seguirá a linha sócio-interacionista segundo a teoria da aprendizagem de Vygotsky. A metodologia utilizada é a de questionários, com perguntas subjetivas com professores de crianças que sofreram abuso sexual, buscar-se-á compreender se o acontecimento do fato mudou algo no seu comportamento, rendimento escolar, relações sociais, entre outros. O estudo será sobre 4 (quatro) casos reais. Ainda não há resultados á apresentar, pois a pesquisa ainda está em andamento.
Biografia do Autor
Hérika Inocêncio Candido, Universidade Estadual de Goiás