O ERRO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: uma abordagem didático-metodológica
Autores
Gizelly Silva de Freitas
Universidade Estadual de Goiás
Grazielle Silva de Freitas
Poliana Alves de Souza
Andréa Kochhann
Resumo
Essa pesquisa qualitativa tem como objeto de estudo o erro na aprendizagem significativa de matemática. Partindo de questionamentos em relação à visão existente sobre o erro, principalmente na disciplina de matemática e sua utilização como estratégia para a aprendizagem significativa, na perspectiva de David Ausubel. Este projeto é integrante da pesquisa “O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL GENTE MIÚDA: um estudo de caso”. Faz parte do GEFOPI: Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. O objetivo geral é discutir o erro em matemática como possibilidade de aprendizagem significativa. Alicerçando-se em objetivos específicos tais como: analisar a matemática enquanto a disciplina do erro; discutir sobre o erro no processo de aprendizagem significativa e as contribuições dos jogos; apresentar a análise empírica sobre a visão dos professores sobre o erro em matemática. Pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico. Como metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com as contribuições de autores como Santos (2009), PCN de Matemática (1997), Pinto (2000), Hoffmann (1993), Sousa e Sousa (2012), Perrenoud (2000), Melo e Sardinha (2009) e outros. O empirismo se realizou no Centro Educacional Municipal Gente Miúda da cidade de Cachoeira de Goiás, no segundo semestre de 2014, com aplicação de questionários mistos a professores de matemática. O professor tem a função de mediar o processo de construção de conhecimento adquirido pelo aluno na aprendizagem significativa da Matemática. As metodologias a serem utilizadas pelo professor, para a aprendizagem significativa, principalmente no tocante ao erro matemático, se torna uma discussão necessária em cursos de formação.
Biografia do Autor
Gizelly Silva de Freitas, Universidade Estadual de Goiás