A ESCOLA E O ENSINO MÉDIO: vozes cegas e olhares mudos

Autores

  • Maria Eneida da Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A discussão do tema “A escola e o ensino médio: vozes cegas e olhares mudos” provém de reflexões da pesquisa de mestrado que está em andamento “Leituras e escrituras: aventuras no ensino médio”, cujo objetivo é investigar a prática pedagógica para o ensino de leitura e a escrita no ensino médio da rede pública estadual de educação do município de Luziânia, Goiás. A pesquisa conta com aportes teóricos dos letramentos múltiplos (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009); dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012); do hipertexto e gêneros textuais (MARCUSCHI; XAVIER, 2010); das múltiplas linguagens para o ensino médio (BUNZEN; MENDONÇA, 2013); do PCN+ Ensino Médio (2002). A abordagem do estudo é qualitativa e de cunho etnográfico (CHIZZOTTI, 2011), cuja coleta de dados se efetiva por meio da observação de aulas de Língua Portuguesa e Redação e entrevistas com seus professores; entrevistas com direção e coordenação; entrevistas em grupo focal com os alunos de uma turma de 3º ano matutino com 49 matriculados. A pesquisa tem demonstrado que a leitura e a escrita são concebidas diferentemente por cada sujeito envolvido no processo de ensino e aprendizagem. A maior reivindicação dos alunos é pelo direito de serem ouvidos e terem suas práticas de leituras e escrituras valorizadas no ambiente escolar. São jovens que gostariam que a escola fosse um ambiente de discussões sobre o que o aluno vivencia e quer para o futuro e não somente de aprendizagem de conteúdos pré-definidos, cujos objetivos se restringem ao ENEM e aos processos seletivos das universidades.
Palavras-chave:

Biografia do Autor

  • Maria Eneida da Silva, Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples