PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO RELACIONADA AO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

Autores

  • João Carlos Rodrigues Mateus Universidade Estadual de Goiás
  • Renata Herwig de Moraes Souza

Resumo

Sabe-se da importância do trabalho com a produção textual no âmbito escolar em que percebe-se a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a formação crítica do educando. A partir disso, a presente pesquisa tem como referência o artigo de opinião que é um texto de propriedade dissertativa que permite que o aluno expresse seu ponto de vista em relação a determinado tema. Para tanto, o texto deve apresentar uma forma de persuadir o leitor segundo o ponto de vista abordado. Desse modo, o estudo propõe a analise da proposta de produção textual do gênero “Artigo de opinião” no livro didático “Linguagem em movimento” de Fragata (2008). Assim, o estudo investiga a abordagem presente na obra em relação à proposta para produção do gênero artigo de opinião, observando como a autora apresenta no manual a estrutura e os recursos estilísticos desse gênero, pois o texto apresenta uma problemática e requer uma linguagem formal, seguindo os padrões gramaticais, porém não é favorável que contenha termos técnicos que dificultam a compreensão do leitor. É relevante ressaltar que o trabalho com a linguagem escrita possibilita ao educando a capacidade de expressar suas ideias, posicionando-se de forma crítica em relação aos assuntos polêmicos da sociedade. O estudo é bibliográfico com análise qualitativa e fundamenta em teóricos que discutem sobre essa temática como Marschusi (2008), Koch (2010), PCN (2000), dentre outros que abarcam essa discussão. O intuito é possibilitar uma reflexão sobre a importância de se trabalhar com os gêneros argumentativos em sala de aula, de modo que seja percebida a importância do domínio da linguagem escrita perante a instrução do aluno.

Biografia do Autor

  • João Carlos Rodrigues Mateus, Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples