Renata Herwig de Moraes Souza
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
A presente pesquisa é fruto de um trabalho realizado na área de ensino de gramática a partir do uso do texto, consiste em pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo sobre a real situação do ensino de Língua Portuguesa no tocante aos aspectos gramaticais e textuais a partir do uso do livro didático. A princípio há necessidade de fazer um panorama sobre as concepções teóricas sobre ensino de gramática e texto na atualidade, a fim de comprovar a verdadeira função da língua nas diferentes situações sociocomunicativas. Para tanto, a pesquisa terá como objeto de estudo o livro didático “Diálogo” de Beltrão e Gordilho (2009) em que o propósito é analisar no manual didático o ensino de gramática a partir do uso do texto, com base nas orientações contidas no guia do Programa Nacional do Livro Didático que contém informações pertinentes em relação ao objeto investigado, visando comprovar a forma como ocorre esse ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) demonstram a importância do ensino de Língua materna nas escolas para a plena participação social e o desenvolvimento da autonomia dos educandos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o intuito de conscientizar de que a finalidade das aulas de Português não é ensinar a língua materna e sim demonstrar como a linguagem é usada na comunicação social. A pesquisa fundamenta-se teórico como Antunes (2003-2007), Dionisio (2001), PNLD (2012), Koch (2009), Possenti (1996), Travaglia (1997), dentre outros que abarcam essa teoria.
Biografia do Autor
Renata Herwig de Moraes Souza, Universidade Estadual de Goiás