LETRAMENTO LITERÁRIO: A DIDATIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NOS LIVROS DIDÁTICOS
Autores
Thayse Batista dos Santos
Universidade Estadual de Goiás
Cleonice Maria Cruz de Oliveira
Resumo
A leitura é o que de mais fundamental existe no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que funciona como base para a assimilação de todas as áreas do conhecimento, em especial a Língua Portuguesa. O ato de ler está intrinsicamente relacionada à literatura, pois estas se interagem diretamente com a língua materna. Em relação à forma de se abordar a leitura de textos literários é ideal que vise a perspectiva do letramento. Para se trabalhar a leitura literária em sala de aula é preciso que esta seja escolarizada, fazendo-se necessário se atentar para a forma adequada de fazê-la, isto é, levando em consideração os contextos sociais em que ocorrem estas práticas. Diante disso, esta pesquisa analisou a abordagem didática da literatura infanto-juvenil na perspectiva do letramento na coleção “Português: uma língua brasileira”, pois a escola tem o livro didático como principal material que proporciona o contato da leitura com o aluno. Ao fim da pesquisa, chegou-se a conclusão que apesar dos avanços que os LD já sofreram no decorrer de sua trajetória ainda apresentam falhas a serem corrigidas em relação ao aprimoramento das ações voltadas para a leitura literária. A pesquisa foi bibliográfica, sendo feito a análise de conteúdo. Para a realização da presente trabalho utilizou-se do método materialismo histórico dialético, pois possibilita englobar categorias que são instituídas e construídas com o processo histórico. Como fundamentação teórica recorreu-se aos pressupostos de estudiosos como Soares (2001), Oliveira (2009), Dolz e Schneuwly (2004), Cosson (2009) Tfouni (2002), entre outros.
Biografia do Autor
Thayse Batista dos Santos, Universidade Estadual de Goiás