HISTÓRIA AMBIENTAL: novas perspectivas para a transformação do ensino de história
Autores
Nayrhainne Duarte
Universidade Estadual de Goiás
Eduardo Oliveira
Resumo
Com cada vez maior inserção de temas e conceitos ambientais nas ciências humanas e nas matrizes curriculares da educação brasileira, faz-se necessário compreender e analisar como essa temática relativamente nova pode contribuir para a renovação, a transformação e a constante necessidade de inovação do Ensino de História. Partindo dessa premissa o presente artigo objetiva apresentar os resultados finais da pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UEG – PIBIC/UEG, com o projeto intitulado: Protestantismo e História Ambiental: possibilidades de pesquisas (1893 1950), sob a orientação do professor doutor Eduardo Soares de Oliveira A presente pesquisa desenvolveu-se durante todo o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015, constituindo-se como uma continuação da pesquisa já desenvolvida anteriormente em 2013/2014. Esse fator corroborou de forma consistente para o desenvolvimento de um trabalho monográfico e interesse pelos temas ambientais na UEG Câmpus de Jussara.