HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: o uso do material didático
Autores
Geovana Paula Ferreira
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
O nosso tema de pesquisa é “História e Cultura Afro-Brasileira” nos materiais didáticos. A justificativa é perceber a importância desse material na escola, instituição de formação, de estruturação e legitimação da ordem cultural e educacional. Os objetivos são interpretar os materiais didáticos usados pelas escolas, o Projeto Político Pedagógico, o Livro Didático de História, o Currículo Referencia da Rede Estadual de Educação de Goiás e os PCNS, para assim, problematizar os conteúdos referentes às manifestações da cultura afro-brasileira. Desta maneira, estudar sobre “História e Cultura Afro-Brasileira” no contexto educacional, requer trabalhar com definições ligadas aos conceitos de cultura e educação, devido a esse fator, nossa comunicação tem por principal intenção discutir acerca dos materiais didáticos usados nas escolas, pressupondo que eles podem trazer traços do passado no presente, com isso, possivelmente promovem a legitimação da cultura de elite em detrimento das culturas dita inferiores. Outro fator da nossa comunicação é divulgar nossa pesquisa sobre a temática, que teve inicio neste ano, e colocar em debate e discussão nossas descobertas e questionamentos referentes à cultura, a identidade e a formação do agente histórico.
Biografia do Autor
Geovana Paula Ferreira, Universidade Estadual de Goiás