O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA DE GOIÁS: alguns apontamentos
Autores
Marciene das Dores Caetano
Universidade Estadual de Goiás
Wilson de Sousa Gomes
Resumo
O trabalho discute a temática dos manuais didáticos e o ensino de história. Justifica-se por levar em consideração a importância de pesquisar e refletir sobre os materiais de apoio do professor que atua no Ensino Médio e Fundamental. O objetivo e discutir alguns elementos da nossa pesquisa e contribuir para o debate acerca da historiografia que lida com os manuais didáticos e o ensino de História de Goiás em escolas de Jussara. A metodologia fixa em uma investigação dos materiais didáticos usados em sala de aula e interpretação dos conteúdos apresentados. Entender o texto, a estrutura e a forma de apresentação gráfica em relação da historia goiana, possibilita pensar Goiás e a identidade regional e nacional. Como resultado, temos a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Cultura, Identidade e Região. Junto a isso, entender a qualidade, forma e a metodologia de como é trabalhada a História de Goiás no contexto educacional de Jussara com comparações a educação de Goiás como um todo.
Biografia do Autor
Marciene das Dores Caetano, Universidade Estadual de Goiás