REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Autores

  • Deuzair José da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Barros

Resumo

Este texto tem como tema o ensino secundário brasileiro, em suas modalidades, no período da Primeira República. Momento ímpar na história brasileira ante a afirmação e estruturação da nova forma de governo e das mudanças no meio social. A pesquisa em andamento tem como objetivo compreender como o ensino secundário era apresentado na documentação oficial no período estudado. Este ramo de ensino possibilita várias abordagens da pesquisa histórica e, sobretudo no campo da História da Educação. A metodologia da pesquisa é uma exegese documental, utilizando como suporte teórico Jacques Le Goff e autores de História da Educação, como Ariclê Vechia, Décio Gatti Junior, entre outros. Os resultados obtidos nos possibilitaram perceber que o ensino secundário brasileiro no período de análise apresentou em todo o território nacional porém, com as peculiaridades regionais interessantes, já que os Estados brasileiros tinham autonomia para a organização dos seus ensinos secundários.

Biografia do Autor

  • Deuzair José da Silva, Universidade Estadual de Goiás

  • Fernanda Barros

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples