Este trabalho é reflexo da interdisciplinaridade e da indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão. Compõe as discussões do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. É fruto de um projeto de extensão chamado “Revista Pedagógica: uma análise sociológica em Pedagogia”, realizado em grupo, pelos acadêmicos do 1º ano do curso de Pedagogia da UEG, Câmpus São Luís de Montes Belos, como proposta de avaliação na disciplina História da Educação. Este grupo elegeu o tema “Brincadeiras de criança”. Utilizou-se o programa Publisher. Abordamos as brincadeiras tradicionais, contemporâneas e os diversos brinquedos. Com o artigo científico e de opinião, explanou-se o tema, apontando a forma como as brincadeiras influenciam no crescimento e desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e a espontaneidade da criança. Abordou-se à valorização e o resgate das brincadeiras “antigas” que fizeram parte de nossa infância, bem como as canções de roda. Trazemos uma abordagem sobre como as crianças de hoje tem sido influenciadas pelos brinquedos tecnológicos e consequentemente estão perdendo hábitos que proporcionam a socialização e a interação. Enfim, a revista é composta, também, por entrevista, resenha indicação de filme, receitas de culinária, curiosidades, musicadeira (música com brincadeiras), passeio histórico para lembrar alguns brinquedos que surgiram desde a década de 50 e a sessão cartoons, com charges, jogo dos sete erros, caça-palavras e cruzadinha. A extensão se efetivará quando o grupo promover palestras nas escolas sobre o tema e entregar a revista, visando despertar nos professores e alunos o gosto pelas brincadeiras criativas e não somente as tecnológicas.