OS DOCENTES E A FORMAÇÃO CONTÍNUA: BUSCA PELO LETRAMENTO DIGITAL
Autores
Aline Moreira da Fonseca Nascimento
Resumo
Este trabalho tem por finalidade expor e avaliar o processo de letramento digital de docentes de língua portuguesa de uma escola pública de uma cidade do interior de Goiás, buscando averiguar se os mesmos apelam por cursos de formação contínua que os valem no processo de conhecimento e comando das TICs, e se em suas aulas buscam inserir às técnicas pedagógicas recursos tecnológicos. A buscar por dados, segue o princípio de pesquisa-ação, por meio de entrevistas direcionadas, que será aplicada aos professores de escolas públicas no contexto educacional supracitado. Os dados colhidos serão fundamentados conforme considerações alusivas à área do letramento digital (COSCARELLI, 2011; KLEIMAN, 2008) e na formação contínua de professores (SILVA, 2000; FELDMANN, 2009). O letramento digital é um dos pontos mais cruciais no processo de inclusão digital. O que se compreende é que há uma série de barreiras que inibem a inserção de conhecimentos e aptidões digitais no cotidiano das salas de aulas de muitas escolas do país. O fato é que não se trata somente de ensinar o indivíduo a decifrar códigos, mas permitir com seu fazer didático o aumento e assimilação dos conhecimentos às práticas sociais. Para tanto é necessário que o professor (re)conheça as novas tecnologias como facilitadoras e motivadora no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, conexas à formação social e intelectual crítica dos educandos e o reconhecimento da formação continuada como método de edificação de conhecimento, já que o mero manejo de equipamentos tecnológicos não é letramento.